Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home/limafrei/public_html/mdl/moodle/lib/pagelib.php on line 67

Utilizador não identificado. (Entrar)

Seguir para a frente de Entrar Seguir para a frente de Menu principal

Menu principal


  • Ligações úteis


    Comissão Nacional de Protecção de Dados

    Biblioteca Digital Mundial

    Ministério da Educação

    Portal da Escolas

    e.escola

    Centro de Formação Ordem de Santiago

    Comunidade Moodle Portuguesa
Seguir para a frente de Ciência e Tecnologia em Directo

Ciência e Tecnologia em Directo


  • O genoma de 220 pessoas de 11 populações subsarianas, o maior estudo africano realizado até agora, confirma que os Khoisan (nome unificado de dois grupos étnicos do sul de África) ou bosquímanos são descendentes em linha directa dos primeiros humanos modernos, que evoluíram no sul do continente africano há mais de 100 mil anos.

    Já se sabia que esta era a população com a maior diversidade genética do mundo. Mas este estudo identifica os seis genes-chave para o desenvolvimento do crânio e do cérebro, que foram objecto de selecção 'darwiniana' naquela época e que, provavelmente, criaram a anatomia humana moderna num prazo relativamente curto. Outros fenómenos genéticos posteriores, subjacentes às adaptações da população ao seu ambiente, definiram a potência muscular, a protecção contra os raios ultravioleta e a resposta imunológica contra infecções. Os resultados estão publicados na «Science».
  • Quem aprecia chocolate tem muitas vezes a necessidade súbita de comer nem que seja “um quadradinho” desta guloseima. Investigadores da Universidade de Michigan, nos EUA, explicam que o consumo de chocolate provoca a produção de uma substância química no cérebro semelhante ao ópio – o que explica por que surgem desejos súbitos e incontroláveis de o consumir – e afirma que tem ainda a capacidade de entorpecer.

    Para o estudo publicado recentemente na «Current Biology», o grupo de trabalho administrou uma droga artificial que activa directamente uma região do cérebro chamada de corpo estriado (conjunto constituído pelos três conjuntos de substância cinzenta no cérebro: o núcleo caudado, lenticular e o antemuro), que controla os movimentos, a um grupo de ratos, que após receber a substância ingeriu duas vezes mais chocolates do que o normal.
  • Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, em Austin (EUA) – em colaboração com uma empresa dinamarquesa, especializada em criar bonecos e modelos de animais vivos e já extintos –, fez uma reconstrução tridimensional (3D) de um molusco pré-histórico, baseando-se num fóssil.

    O animal corresponde a um ‘multiplacaphoran’ (da espécie Protobalanus spinicoronatus) com cerca de três centímetros, tem formato oval e vivia em ambientes marinhos. O fóssil a partir do qual se baseou a recriação tem mais de 390 milhões de anos e foi descoberto em 2001 em Ohio e doado ao Museu de História Natural de Cincinnati.
  • Amanhã celebra-se o Dia Internacional de Sensibilização para a Leucemia Mielóide Crónica (LMC) em todo o mundo.

    A data simboliza a alteração genética entre os cromossomas 9 e 22, responsáveis pela origem da doença, que foi possível graças à investigação molecular e à colaboração entre médicos, doentes e indústria.
  • A semelhança das manchas coloridas e dos padrões de pêlo entre as espécies de gatos selvagens e domésticos sugere que tais características são controladas pelos mesmos genes subjacentes e que novas mutações, porém recorrentes, entre espécies distantes de felídeos podem explicar diferenças nas manchas que apresentam, diz um estudo publicado na Science.

    Segundo Eduardo Ezeirik, cientista brasileiro envolvido no estudo realizado por uma equipa internacional, foi investigado o gene responsável pela variação no padrão atigrado entre os gatos domésticos, que se manifesta com riscas estreitas, verticais e escuras ou com manchas espiraladas escuras, menos organizadas.

  • “As fêmeas não são seres passivos no processo da selecção sexual. Talvez elas é que estejam ao volante”, defende o investigador português Miguel Barbosa, do CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – Universidade de Aveiro), actualmente na Escócia como investigador convidado de pós-doutoramento na Universidade de St. Andrews (Scottish Oceans Institute, School of Biology), onde já se tinha doutorado.

    O estudo que agora realizou e que será publicado na «BMC Evolutionary Biology» focou-se nos guppies (Poecilia reticulata), aqueles peixinhos que enfeitam muitos aquários. “São peixes fantásticos, fáceis de manter e reproduzem-se com facilidade. Acima de tudo, têm uma biologia interessante”.
  • A Comissão Europeia está a financiar um projecto de dois anos que utiliza brinquedos mecânicos móveis (Autómatos) como recursos de aprendizagem dos alunos do ensino básico.

    A iniciativa denominada ‘CLOHE’ tem a Universidade de Coimbra como parceira e vai contar com a participação dos professores Piedade Vaz, Jaime Carvalho Silva, Carlos Barreira, Celeste Gomes e Teresa Pessoa, no desenvolvimento da metodologia e instrumentos de formação e avaliação criados.


  • Dezenas de investigadores e atletas marcam encontro no Pavilhão do Conhecimento no próximo dia 28 de Setembro, na Noite Europeia dos Investigadores 2012. O mote da edição deste ano é «Ciência, Corpo e Desporto» e o programa é o resultado de uma colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana e os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal. A entrada é gratuita.
  • Uma equipa de cientistas da Erasmus University Medical Center de Rotterdão, na Holanda, sugere que o formato e os traços do rosto humano são definidos pelo genes PRDM16, PAX3, TP63, C5orf50 e COL17A1.

    A conclusão resulta de um estudo com mais de 10 mil pessoas, publicado na revista científica Plos Genetics, no qual os cientistas usaram imagens feitas a partir de ressonância magnética para analisar as diferentes características do rosto de cada uma delas.


  • A investigadora britânica Susan Greenfield afirma que as novas tecnologias podem causar atrofia cerebral em crianças que dedicam demasiado tempo a jogos de computador, redes sociais e a navegar na internet em geral, segundo uma entrevista que deu recentemente à revista «New Scientist».
  • Investigadores do Saint Mary's College e da Universidade de Notre Dame, ambas nos EUA, desenvolveram um Dispositivo de Análises em Papel (DAP) capaz de detectar analgésicos contrafeitos em menos de cinco minutos. A descoberta foi apresentada, no fim-de-semana passado, à American Chemical Society em Filadélfia.

    A equipa liderada pelo professor Toni Barstis modificou um suporte pré-existente para desenvolver a nova ferramenta, semelhante a um pedaço de cartão, que tem a capacidade de detectar a presença de Panadol – um acetaminofeno que combate a dor e febre.
  • Uma ampla coligação de cientistas, fundações, bibliotecas, universidades e activistas acaba de aprovar e divulgar recomendações para tornar a literatura científica livremente disponível online na próxima década.

    As recomendações resultam de uma reunião realizada este ano, por ocasião do décimo aniversário da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste, que pela primeira vez definiu o Acesso Aberto.

  • O segundo satélite europeu de órbita polar – o MetOp-B – foi lançado segunda-feira a bordo do foguetão Soyuz a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A missão deste satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) é proporcionar dados para melhorar as previsões meteorológicas. A partir do centro de controlo de operações em Darmstadt (Alemanha), a ESA confirmou que o lançamento foi realizado com êxito às 16h28.

    O MetOp-B é o segundo de três aparelhos que compõem a nova geração de satélites meteorológicos europeus, que percorrem o planeta em órbita polar a uma distância de 817 quilómetros do solo. O primeiro – MetOp-A – foi posto em órbita a 19 de Outubro de 2006.  
  • Segundo António Gedeão “o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer”. Sim, os sonhos são concretos, todos sonhamos. Se são definidos ou não, disso não tenho tanta certeza. A grande maioria dos sonhos é fragmentada, perdida e uma mistura de acontecimentos que poucas vezes parecem fazer sentido.

    * Licenciada em Biologia Microbiana e Genética pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Neurociências pelo King's College London em 2009.
  • José Belo, investigador do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural publicou, com um grupo internacional de investigadores, um estudo que pode ajudar a compreender a etiologia de certas doenças humanas (situs inversus, heterotaxias, doenças cardíacas congénitas, etc.) em que a distribuição interna dos órgãos está alterada ou danificada. A investigação do também professor do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, pode contribuir para novos diagnósticos e tratamentos.

Notícias

(Ainda não foram publicadas notícias)

Grupos de disciplinas






Plataforma Moodle

Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Lima de Freitas

Rua Batalha do Viso

2904-514 Setúbal
Seguir para a frente de Próximos eventos

Próximos eventos

Não há eventos próximos
Seguir para a frente de Grupos de disciplinas Seguir para a frente de Ministério da Educação - CRIE

Ministério da Educação - CRIE

Seguir para a frente de Ciência Viva

Ciência Viva

Ciência - Google Notícias

  • Jornal de Negócios - Portugal

    iPhone 5 a partir de 689,90 euros
    Correio da Manhã
    O primeiro iPhone 5 foi vendido ontem em Portugal, na loja online da TMN, passavam dois minutos da meia-noite, hora a que abriram os registos de pré-venda. Para já, só a TMN divulgou os preços de venda do novo equipamento da Apple: a versão de 16GB ...
    iPhone 5 já está em pré-reserva em PortugalTecnologia.com.pt
    TMN regista a primeira venda do iPhone 5 à 00h02Jornal de Negócios - Portugal
    TMN e Vodafone antecipam pré-registo do iPhone 5 em PortugalTeK.sapo
    T3 - Toda a Tecnologia de Topo -Económico -Dinheiro Vivo
    todos os 10 artigos de notícias »

  • Telemoveis.com

    EMEL lança app para iPhone, BlackBerry e Android
    Telemoveis.com
    EMEL disponibiliza aplicação para iPhone, BlackBerry e Android que ajuda a encontrar estacionamento mais barato em Lisboa. A EMEL (Empresa Pública de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) anunciou na passada quinta-feira (20 Setembro) ter ...
    Quer poupar no estacionamento? A Emel ajuda-o com nova aplicação ...PT Jornal
    EMEL lança aplicação para encontrar estacionamento mais baratoDiário Digital
    Aplicação móvel da EMEL facilita estacionamento em LisboaTeK.sapo
    Sol -Boas Notícias
    todos os 9 artigos de notícias »

  • Meio & Mensagem Online

    iPhone 5 posto à venda em oito países
    Público.pt
    À porta das diversas lojas Apple que esta sexta-feira puseram à venda o novo iPhone, encontravam-se, desde há vários dias, filas de espera para adquirir o mais recente produto da empresa. No dia 12 de Setembro foi realizado o anúncio tão esperado pelos ...
    Vendas do iPhone 5 podem chegar aos 10 milhões de telemóveis no ...Jornal de Negócios - Portugal
    Apple: há greve, hoje que chega o iPhoneAgência Financeira
    Austrália e Japão são os primeiros países a vender o iPhone 5Diário Digital
    Jornal Digital -Telemoveis.com
    todos os 135 artigos de notícias »

  • A Bola

    Novo Jaguar F-Type faz lembrar o E-Type
    Lusomotores
    No passado mês de Agosto, foram produzidos em Portugal 3.382 veículos automóveis, o que corresponde a um decréscimo de 56,2%, comparativamente ao mês homólogo do ano anterior. Depois de uma descida de 7,8% em Julho, as vendas de veículos ligeiros de ...
    Jaguar divulga primeiras imagens do F-TypeCarsale
    Jaguar revela F-Type!A Bola
    F-Type em retrato de famíliaTurbo
    AUTOESPORTE -Quatro Rodas
    todos os 6 artigos de notícias »

  • CenárioMT - O cenário da notícia em Mato Grosso

    Microsoft fornece dicas para lidar com bug sem solução no IE
    Diário Digital
    Ainda não foi divulgada uma solução para a falha de segurança descoberta no navegador Web Internet Explorer (IE), mas a Microsoft já divulgou alguns conselhos para os utilizadores se manterem protegidos. Descoberto no fim-de-semana, ...
    Microsoft alerta sobre falha grave no Internet ExplorerTeK.sapo
    Detetada falha de segurança no Internet ExplorerJornal de Notícias
    32% dos utilizadores da Internet em risco por falhas do Internet ...Jornal de Negócios - Portugal
    IDG Now! -Sol -A Bola
    todos os 107 artigos de notícias »
Seguir para a frente de Palavras Chave do Blogue